terça-feira, 25 de maio de 2010

Febre Amarela

Hoje fui tomar a vacina da Febre Amarela, uma das poucas exigências da África do Sul para entrar no país.
Além dessa vacina, eles exigem passaporte válido até 30 dias após a data de saída da África do Sul e com pelo menos 1 página em branco, mais passagem de ida e volta.
Para garantir que eu saísse de lá vacinado, levei minha passagem e o "Certificado Internacional de vacinação contra a Febre Amarela", uma caderneta amarela com pinta de passaporte (eu já havia tomado essa vacina em 1999).
Fui no posto de saúde mais perto da minha casa (uns 15 minutos de carro) e, incrível, não estava abarrotado de gente como eu previa. Tinha, sim, uma pequena fila para a vacina da gripe H1N1, mas com senha e todo mundo aguardando sentado. Só que o meu caso era outro, então fui atendido prontamente.
Consultório limpo, enfermeiros atenciosos e bem vestidos, vacina nova (eu prestando atenção em tudo), e o enfermeiro fez uma aplicação perfeita. Tudo parecia funcionar bem no posto de saúde de Santo Amaro.
Mas uma coisa me deixou intrigado. Só notei quando cheguei em casa. Ela nada anotou na caderneta amarela que levei comigo. Me deu um pequeno papel branco da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, chamado "Comprovante de Vacinação" mas que não tem assinatura de ninguém, apenas um carimbo do posto de saúde.
Será que é só grampear esse papelzinho na caderneta amarela? Fiquei com a pulga atrás da orelha, o papelzinho branco não tem a menor pinta de coisa oficial. Acho que amanhã eu volto lá para esclarecer isso.
Em todo caso, venci mais uma etapa! Vacinado estou!
Faltam apenas 17 dias para o início da Copa do Mundo na África!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário